terça-feira, 24 de julho de 2012


Há muitas receitas de biscoito intituladas de Amor Perfeito. No entanto, uma receita bem interessante é da parte norte do Estado de Goiás que, atualmente, representa o Estado do Tocantins.
Essa receita de Biscoito Amor Perfeito é tão famosa na região, que o quitute já foi até considerado um patrimônio cultural de Tocantins! Além disso, o biscoito Amor Perfeito é um doce obrigatório durante a festa religiosa do Divino Espírito Santo – realizada anualmente no Norte e Centro-Oeste do Brasil. Nessas regiões, o biscoito também é muito usado em festas de casamento, festas infantis e ceias em geral.
O Biscoito Amor Perfeito também é muito procurado por turistas que vão a região, sendo que os viajantes costumam comprá-los aos montes para levar para a casa.

Esse biscoito se caracteriza pelo seu formato diferenciado, que apresenta pontinhas douradas viradas para cima.

O Biscoito Amor Perfeito ainda tem um sabor leve, que agrada a todos os paladares, além de ser bem crocante. O doce pode ser servido no café da manhã, lanche da tarde e ceia. Vai muito bem com café, chás, sucos, licores. 

Instruções

  1. 1
    O Biscoito Amor Perfeito não é complicado de ser preparado, mas é preciso muita paciência para dar o formato tradicional dessas bolachinhas, que tem quatro pontinhas viradas para cima!

    Ingredientes:

    - 10 copos do tipo americano cheios de polvilho doce
    - 200 gr de manteiga ou margarina sem sal
    - 3 vidros de leite de coco ou 600 ml
    - 5 copos americanos cheios de açúcar refinado
    - 1 pitada de sal
  2. 2
    Modo de preparo:
    Em um refratário grande coloque: o polvilho doce, o açúcar, a manteiga e o sal. Misture todos os ingredientes.
  3. 3
    Ao preparado acima, vá adicionando, aos poucos, o leite de coco. Mexa e adicione um pouco do leite, até que todo o leite de coco esteja na massa.
  4. 4
    Continue amassando a mistura acima, até que adquira uma textura firme, homogênea e que desgrude das mãos com facilidade. Esse processo é semelhante a sovar a massa de pão e pode ser feito em cima de uma pia ou mesa. Atenção! Não se esqueça de lavar e desinfetar muito bem as mãos para sovar a massa do Biscoito Amor Perfeito!
  5. 5
    Para dar o formato tradicional aos biscoitos, pegue pedaços pequenos de massa e faça uma bolinha. Vá modelando essa bolinha, formando quatro pontinhas viradas para cima (vide foto).
  6. 6
    Unte uma assadeira grande com um pouco de margarina e farinha de trigo. Coloque os biscoitos ainda crus de forma que fique um espaço entre eles para que não grudem quando forem assados. Atenção! O processo é extremamente rápido e leva cerca de apenas 5 minutos em forno baixo e pré-aquecido.
  7. 7
    Quando perceber que as pontinhas dos biscoitos estiverem douradas, desligue o forno e deixe as bolachinhas esfriarem. Estão prontos os Biscoitos Amor Perfeito – tradicionais do Tocantins! (encontrei na net (assimsefaz)), já fiz a algum tempo, também já comprei o original, boooooooooooooooom demais, derrete na boca, deliciaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário: